segunda-feira, 21 de julho de 2008

Biscoitos Recheados - Trabalho

Olá!! To na lan house que abriu aqui perto de casa hoje! ^^ E consegui baixar o resumo do meu trabalho que queria postar. Acho que dá pra ter uma idéia do assusto pelo resumo...procurem mais coisas sobre gordura trans e vcs nunca mais comem biscoito recheado hehehe...nem é pra tanto, é só não comer mto e optar pelas marcas que já são isentas desse "veneno".
Ai vai minha primeira contribuição como nutricionista para o bloguinho ^^

AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE A COMPOSIÇÃO DE DIFERENTES MARCAS DE BISCOITOS RECHEADOS DE CHOCOLATE E
SUAS TABELAS NUTRICIONAIS.


Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
*LAFAETE, Danielle Xavier; *SILVA, Dayse Lúcia; *COSTA, Marcela de Carvalho; *ANDRADE, Paula Caroline.
*estudantes de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais
Professora Doutora Márcia Regina Pereira Monteiro

Os biscoitos recheados são produtos amplamente encontrados no mercado brasileiro. São inúmeras marcas, sabores e recheios que agradam todas as faixas etárias, principalmente crianças e adolescentes. Porém, um alimento que parece inofensivo, além de não apresentar nenhum valor nutritivo, é rico em gordura trans – gordura maléfica ao sistema cardiovascular. O presente trabalho tem como objetivo comparar o teor calórico e o percentual de gordura trans encontrados nos rótulos de famosas marcas de biscoitos recheados de chocolate e compará-los com as tabelas nutricionais existentes na literatura. Buscou-se ainda, analisar os rótulos de biscoitos recheados e verificar se os mesmos encontram-se de acordo com a legislação vigente de rotulagem elaborada pela ANVISA.
Foram utilizadas 10 marcas de biscoitos recheados de chocolate encontrados em vários estabelecimentos da região metropolitana. Observaram-se pequenas variações em relação ao rótulo do fabricante e as tabelas, exceto a tabela do Guilherme Franco que apresentou uma grande variação. Porém, essa tabela exibe uma composição geral, denominada Bolacha de Chocolate, de forma que não se pode afirmar que se trata de biscoito recheado de chocolate. A avaliação realizada por porção (equivalente a 30g) entre as marcas não apresentou grande variação, sendo que as marcas mais calóricas foram Gulosos e Visconti que apresentaram 150 kcal cada. Em relação a carboidratos e proteínas, todos os biscoitos apresentaram altos valores de carboidratos e baixos valores protéicos. Apenas três marcas são acrescidas de vitaminas e cálcio, e o teor de fibras encontrado é extremamente baixo, uma vez que o maior valor foi 1,4 g.
O percentual de gordura trans foi analisado separadamente devido a sua importância, e os dados encontrados foram alarmantes. Apesar de várias marcas já não possuírem gordura trans na porção, as que ainda possuem esse tipo de gordura são muitas e o seu teor é muito alto chegando até ultrapassar os 2g aconselhados em apenas uma porção, ou então chegam muito próximas desse valor.
As diversas marcas analisadas apresentavam rotulagem dentro da legislação requerida pela ANVISA.
Conclui-se que biscoitos recheados apresentam um alto valor calórico e praticamente nenhum valor nutritivo, além da alta porcentagem de gordura trans. Assim, aconselha-se substituir o biscoito por alimentos mais saudáveis, livres de gordura trans, ou restringir o seu consumo.

2 comentários:

karla Alves de Sousa disse...

parabéns por sua pesquisa, contém informações benéficas para a saúde

Anônimo disse...

Olá, parabéns pela pesquisa.Gostaria de ver sua pesquisa completa, será que poderia enviar para meu email...saravarjota@bol.com.br... também sou graduanda em nutrição fico grata.Abraços.